Cbn Dinheiro - Mauro Halfeld

Informações:

Sinopsis

Um guia de finanças pessoais e investimentos.

Episodios

  • Qual o melhor momento para vender um imóvel?

    19/01/2022 Duración: 01min

    Marcelo d'Agosto responde a dúvida de um ouvinte, que tem um imóvel em São Paulo, mas pensa em vendê-lo para comprar outro no interior. O comentarista esclarece que, geralmente, os mercados caminham na mesma direção. 'Se o preço dos apartamentos na cidade de São Paulo subir, o esperado é que as regiões no entorno também se valorizem', diz.

  • Qual é a menor maneira de investir pensando na aposentadoria?

    19/01/2022 Duración: 02min

    Marcelo d'Agosto dá dicas para um ouvinte que vendeu um imóvel de alto valor e pretende investir parte dos recursos para garantir segurança após a aposentadoria. O comentarista explica que títulos do Tesouro indexados à inflação são uma boa alternativa. Ele destaca, ainda, que pode ser interessante aplicar também em renda variável, como forma de maximizar ganhos. Mande suas dúvidas sobre investimentos para cbndinheiro@cbn.com.br

  • Como encontrar uma aplicação financeira que garanta o poder de compra?

    18/01/2022 Duración: 02min

    Marcelo D'agosto responde dúvida de ouvinte e explica que a aplicação que garante o poder de compra são os títulos indexados à inflação. Entretanto, há três problemas. O primeiro é que você só tem a garantia de receber a inflação além dos juros contratados se ficar com o investimento até o fim. O segundo problema é que você vai pagar imposto de renda sobre o rendimento nominal dos juros, além da inflação. O terceiro problema é que as aplicações financeiras são corrigidas, na maioria das vezes, pelo IPCA. Não existe uma aplicação financeira atrelada ao preço dos automóveis, por exemplo.

  • É melhor focar nos investimentos ou quitar dívidas?

    18/01/2022 Duración: 04min

    Marcelo d'Agosto analisa a situação de um ouvinte que tem aplicações na poupança, recursos no FGTS e dívidas com financiamentos estudantil e imobiliário. Para o comentarista, dinheiro no FGTS deveria ser usado para quitar parte do financiamento do imóvel. Além disso, uma boa alternativa seria manter as outras dívidas e buscar investimentos de maior rentabilidade, mas sem muito risco. Tem dúvidas sobre finanças? Envie para cbndinheiro@cbn.com.br

  • LCI é um bom investimento?

    17/01/2022 Duración: 02min

    Marcelo d'Agosto responde dúvidas de um ouvinte que tem investimentos em LCI rendendo 80% do CDI. Ele pretende usar o dinheiro para adquirir um imóvel. Para d'Agosto, o ideal seria procurar uma LCI com rentabilidade um pouco maior, próxima aos 100% do CDI. O comentarista destaca, ainda, que o investimento pode servir como reserva de emergência caso o ouvinte desista de comprar o imóvel. Envie também suas dúvidas sobre investimentos para cbndinheiro@cbn.com.br

  • Qual a melhor alternativa de rendimento no mercado financeiro?

    17/01/2022 Duración: 03min

    Marcelo d’Agosto diz que é importante entender os investimentos. 'Uma perspectiva de rentabilidade maior está associada sempre a um maior risco'. Tem alguma dúvida sobre finanças? Mande para cbndinheiro@cbn.com.br

  • Entenda os indicadores exibidos pelo 'home broker'

    14/01/2022 Duración: 01min

    Um ouvinte questiona o que significam preço médio, resultado em aberto e resultado do dia em aplicativos para negociação de ações, conhecidos como 'home broker'. Marcelo d'Agosto explica que o preço médio e o resultado em aberto mostram o quanto uma ação deu de lucro ou prejuízo desde que foi comprada. Já o resultado do dia expressa quanto se ganhou ou perdeu com uma ação em um determinado dia.

  • Qual o melhor investimento para reserva de emergência?

    13/01/2022 Duración: 01min

    Marcelo d'Agosto responde dúvida de ouvinte e explica que esse recurso tem que estar disponível a qualquer momento, portanto tem que ter liquidez diária e pouca oscilação. O comentarista recomenda 4 opções: fundo DI com taxa de administração perto de zero; CDB com liquidez diária e remuneração perto de 100% do CDI; Tesouro Selic; e contas remuneradas de empresas de meios de pagamentos, com liquidez diária e remuneração de 100% do CDI.

  • Qual o melhor caminho para investir em um carro?

    13/01/2022 Duración: 03min

    A dúvida de uma ouvinte é como conseguir comprar um carro. Ela economiza um valor mensal, mas não o suficiente para adquirir um automóvel à vista em curto prazo. Para Marcelo d'Agosto, a ouvinte deveria focar no financiamento: 'ela precisa analisar os custos. (...) Quanto maior a entrada, mais baixo tende a ser o custo do financiamento e também quanto mais novo o carro, maior tende a ser o prazo do financiamento'.

  • 'É sempre interessante diversificar investimentos'

    12/01/2022 Duración: 01min

    O ouvinte Leandro, de Curitiba, pergunta se deve investir os R$ 180 mil que recebeu da venda de um imóvel ou se compra outro com o valor. Marcelo d'Agosto ressalta que fundos de investimentos são bons instrumentos para esta diversificação, especialmente para valores relativamente menores.

  • CDB e Tesouro IPCA+ 2026: de qual aplicação fazer o resgate para financiar construção de imóvel?

    12/01/2022 Duración: 03min

    Marcelo d'Agosto analisa a situação da ouvinte e diz que é preciso olhar o futuro e manter o equilíbrio da carteira. Ele explica que o CDB é um bom título para se manter a liquidez. A ideia é resgatar um pouco de cada um. Tem alguma dúvida sobre finanças? Mande para cbndinheiro@cbn.com.br

  • O que é o preço-alvo de uma ação?

    11/01/2022 Duración: 02min

    Marcelo d'Agosto responde dúvida de ouvinte e explica que o preço-alvo é quanto os analistas que acompanham uma determinada companhia estimam quanto ela deveria valer. Ele é útil para comparar com a cotação em bolsa. Quanto maior a diferença, maior o potencial de lucro ao investir em ações daquela empresa.

  • Como saber se seu investimento terá rendimento real até o vencimento?

    11/01/2022 Duración: 03min

    Marcelo d'Agosto responde dúvida de ouvinte sobre Tesouro prefixado para 2024, que está pagando cerca de 11,5% ao ano. Ele quer saber se esse investimento terá rendimento real, ao que o especialista responde que sim, e explica como se dá esse processo.

  • Como pesar quedas em fundos imobiliários?

    10/01/2022 Duración: 02min

    Marcelo d'Agosto responde questionamento de uma ouvinte, que quer se aposentar a curto prazo. Ela tem 30% de seus investimentos em fundos imobiliários, mas sua maior porção deste módulo está em queda acentuada. Para o economista, é preciso comparar a rentabilidade com a tabela do Ifix e buscar informações que expliquem a queda para, então, decidir se vale vender a parcela ou mantê-la.

  • 'No Tesouro Direto, quando a taxa diminui, o valor de mercado do título aumenta e a rentabilidade é maior'

    10/01/2022 Duración: 02min

    Marcelo d'Agosto responde a dúvida de uma ouvinte que comprou títulos IPCA+, em 2004, com taxa contratada de 8,83% ao ano. Ao longo do tempo, os juros de mercado caíram para 5% ao ano, mas nas contas da ouvinte, a rentabilidade caiu. d'Agosto alerta que ela, provavelmente, não considerou os juros semestrais que foram pagos no título: 'esses juros são pagos todo dia 15 dos meses que o título vence e seis meses depois'.

  • Em que ocasiões um fundo de longo prazo compensa?

    07/01/2022 Duración: 02min

    Marcelo D'Agosto comenta a dúvida de um ouvinte. Ele é servidor público, solteiro, sem filhos e tem 58 anos. Com aplicações diversificadas em títulos públicos, ações, renda fixa, dólar e fundos, ele quer saber se vale a pena resgatar títulos com vencimento distante, entre 2030 e 2055, e substituir por outros de curto prazo. Para D'Agosto, a ideia é ruim, pois a carteira já é muito diversificada e a remuneração destes planos é boa.

  • 'Antes de entrar nas ações, ele poderia entrar nos fundos de investimento'

    07/01/2022 Duración: 03min

    Marcelo d'Agosto responde dúvida de ouvinte sobre investimento a longo prazo com dicas de títulos que valem a pena. 'Antes de investir a longo prazo, pode pensar no curto e médio prazo, para objetivos específicos', sugere o especialista.

  • Investimentos: 'diversificação internacional é uma estratégia que cresceu muito em 2021'

    06/01/2022 Duración: 02min

    Marcelo D'Agosto instrui um ouvinte que decidiu diminuir o percentual de seu patrimônio aplicado na bolsa brasileira. Segundo o economista, apostar em ações estrangeiras pode ser uma boa ideia para diversificar a carteira de investimentos. A diferença de rentabilidade é um fator que justifica o caso: enquanto o Ibovespa caiu 12% em 2021, o SP500, indicador relevante da bolsa dos EUA, subiu 29%, explica D'Agosto.

  • Rendimento de renda fixa é sempre proporcional ao tempo da aplicação, mas atente-se aos padrões de cálculo

    06/01/2022 Duración: 04min

    Marcelo d'Agosto responde um ouvinte que está migrando seu perfil de investimento: substituiu a poupança pelo Tesouro Direto. d'Agosto alerta para a ciência dos padrões de rendimento das aplicações. Na poupança, a taxa de 0,6% rende mensalmente; no Tesouro indexado à Selic, a conta é de 0,34% por dia útil; no Tesouro pré-fixado, o rendimento é 11,59% ao ano.

  • Vale a pena usar as reservas para comprar um imóvel como investimento?

    05/01/2022 Duración: 02min

    Marcelo d'Agosto analisa a situação de um ouvinte que pensa em se desfazer de suas reservas financeiras e comprar um imóvel para gerar renda com aluguel. O especialista destaca que é importante manter parte da reserva, mas que pode valer a pena resgatar o dinheiro de investimentos mais arriscados ou pouco rentáveis para dar entrada no imóvel. Tem alguma dúvida sobre finanças? Mande para cbndinheiro@cbn.com.br

página 1 de 3