Sinopsis
"Raiva, de Monica Isakstuen, é um romance sobre a maternidade que fala de um tema familiar a imensa maioria das mães: a sobrecarga. Esqueça as cenas de bebês fofos dizendo as primeiras palavras. Esqueça o ideal de assistência social nos países nórdicos. Esqueça um pai bacana que ajuda e divide as tarefas. O livro trata de crianças brigando, gritos pela casa, um trabalho não reconhecido e que nunca termina.
O livro começa com a protagonista no supermercado, onde uma disputa pelo lugar na fila para pagar quase se converte numa briga de fato. Continua com o dia em que o vizinho a vê chorando, do lado de fora de casa, e vai oferecer ajuda: quase é ofendido. Cresce com a ausência do marido, as cobranças, os comentários irritantes. Imagine o pai que chega, tarde, e presencia as crianças se batendo, o caos instalado e pergunta "opa, o que está acontecendo aqui?", com a cara mais inocente do mundo. Esse é o cenário de Raiva.
A protagonista tem uma primeira filha, e o novo casamento traz gêmeos. Traz também uma nova casa, imensa, que o casal decide comprar, uma casa centenária. Traz cansaço, a irritação, as exigências que fazem a personagem, ante seu corpo maltratado e a rotina enlouquecedora se perguntar o que fora feito dela, do modo como se conhecia."