Tempo-memória, Literatura E Ciência

Prueba ahora Firma sin compromiso. Cancele cuando quiera.

Sinopsis

Interdisciplinaridade, transdisciplinaridade, entre outros conceitos, ligados às possibilidades de interfaces entre áreas do conhecimento, têm sido temas cada vez mais atuais e necessários para a formação intelectual de cabeças bem-feitas, lembrando o que nos ensinam Edgar Morin e Gilles Deleuze, entre outros grandes pensadores.
Ciente disso é que Márcia Fusaro trata de literatura não pelo viés convencional, mas por meio de um diálogo muito original e singular com a ciência. Aborda Clarice Lispector não pelo viés convencional da "escritora hermética e difícil", já tantas vezes revisitado, mas por meio das influências científicas identificáveis nas sutilezas dos interesses narrativos dessa grande escritora brasileira.
Assim, o diálogo entre literatura e ciência se faz flecha em movimento espiralado e compatível com as metáforas de mudanças, fluxos, acasos, indeterminações, liquefações, entre outras tantas, próprias do pensamento muito moderno e contemporâneo. A intenção é que essa flecha se direcione ao alvo de novas e possíveis ousadias de reflexão.