Sinopsis

Mensagens e Sermões da Igreja Presbiteriana de Leme

Episodios

  • Canaã, como viveremos após a pandemia? O que virá depois de tudo isso

    Canaã, como viveremos após a pandemia? O que virá depois de tudo isso

    16/08/2020 Duración: 52min

    Ao longo de todo o século XX, que foi o século mais sangrento da história, a humanidade se perguntou após cada tragédia, guerra ou catástrofe: o que virá depois de tudo isso? Estamos enfrentando uma pandemia no início do século XXI e novamente nos fazemos aquela pergunta. Nesta mensagem você vai descobrir o que a Bíblia tem a dizer sobre como pode ser a nossa vida após a pandemia.

  • A História de Jó - Quando você cresce, Deus cresce também!

    A História de Jó - Quando você cresce, Deus cresce também!

    09/08/2020 Duración: 37min

    Jó é apresentado como um homem integro, justo, temente a Deus e como alguém que se devia do mal. Ainda assim, no final do livro, ele afirma que conhecia a Deus só de ouvir. Em outras palavras, Jó tem uma conduta moral irrepreensível, contudo, chega à conclusão de que o seu conhecimento de Deus padecia de certo nível de superficialidade. A sua experiência de Deus não era suficientemente profunda. Diante disso a gente se indaga por quê? Como isso é possível?

  • A História de Jó -Busque as perguntas antes das respostas!

    A História de Jó -Busque as perguntas antes das respostas!

    02/08/2020 Duración: 36min

    Jó passa o livro inteiro querendo encontrar Deus para obter respostas, mas quando ele se encontra com Deus, este lhe faz perguntas. Jó quer respostas, mas Deus lhe faz perguntas. Na experiência de Jó, Deus nos ensina que devemos buscar as perguntas antes das respostas porque somente as perguntas certas podem nos conduzir às respostas certas. Mas qual é a base ou o ponto de partida para fazermos as perguntas certas?

  • A História de Jó - A tecnologia não pode nos salvar

    A História de Jó - A tecnologia não pode nos salvar

    26/07/2020 Duración: 47min

    O avanço tecnológico tem feito as pessoas pensarem que Deus é desnecessário. Acreditamos na ilusão de que uma vida bem sucedida é uma vida em que podemos consumir os bens, as comodidades e as possibilidades que a tecnologia coloca à nossa disposição. Acreditamos assim que tecnologia é a nossa salvação. Por que a tecnologia pode assumir o lugar de Deus em nossa busca por uma vida bem sucedida? Basicamente porque Deus nos concede o que é necessário, mas a tecnologia nos promete conceder tudo que desejamos. Mas será que a tecnologia é capaz de dar conta das questões mais profundas da nossa vida?

  • A História de Jó - Qual a sua explicação para o sofrimento?

    A História de Jó - Qual a sua explicação para o sofrimento?

    19/07/2020 Duración: 53min

    Você conhece a etimologia da palavra explicar? Vem de ex - “fora”, mais plicare - “dobrar”. Portanto explicar tem a ver com desdobrar o que está enrolado, amassado, retorcido de modo que possamos perceber o que se esconde nas dobras das circunstâncias. Quando sofremos, queremos uma explicação. Você tem uma boa explicação para o sofrimento?

  • A História de Jó - Por que coisas ruins acontecem a pessoas boas?

    A História de Jó - Por que coisas ruins acontecem a pessoas boas?

    12/07/2020 Duración: 50min

    Por que nós nos identificamos com Jó? Nós nos identificamos com ele por duas razões: primeiro porque o sofrimento atingiu na vida de Jó as mesmas áreas que atinge em nossas vidas (família, casamento, finanças, saúde, espiritualidade) e segundo, nós nos identificamos com Jó porque ele sofre injustamente. Jó não fez nada para merecer todo o sofrimento que veio sobre ele. Então é justamente esse sofrimento aparentemente injusto e injustificado de Jó que nos leva a questionar: por que coisas ruins acontecem a pessoas boas? No entanto, o que queremos realmente dizer quando fazemos esta pergunta? Será que esta é a melhor maneira de abordar o nosso sofrimento?

  • A História de Jó - Você ama a Deus sem esperar nada em troca?

    A História de Jó - Você ama a Deus sem esperar nada em troca?

    05/07/2020 Duración: 01h04min

    O livro de Jó é classificado como um dos textos mais importantes não só da Bíblia, mas também da história de humanidade no que se refere ao tema do sofrimento humano. Há quem diga que é impossível entender o que a Bíblia ensina a respeito do sofrimento sem considerar o livro de Jó. Nenhum livro da Bíblia ou da literatura antiga, trata as questões do mal e do sofrimento com tanto realismo emocional e dramático e, ao mesmo tempo, com tanta destreza filosófica e intelectual. Nesta primeira mensagem da série, o pastor Edson reflete sobre os motivos que uma pessoa tem para continuar sendo fiel a Deus, mesmo quando enfrenta um sofrimento profundo. A pergunta-chave com a qual Jó nos confronta é esta: você ama a Deus sem esperar nada em troca?

  • Pandemia  Pandemônio - Uma convocação a fé madura! Como vencer a ansiedade

    Pandemia & Pandemônio - Uma convocação a fé madura! Como vencer a ansiedade

    28/06/2020 Duración: 47min

    Atualmente a ansiedade é reconhecida como um mal terrível. Ela atinge milhões de pessoas no Brasil e no mundo. A experiência de distanciamento social pode ser um fator desencadeante ou agravante desse mal. O que fazer para lidar com a ansiedade de forma saudável e assim impedir que ela inviabilize a vida? Talvez consigamos "vencer" a ansiedade de uma vez por todas, mas estou seguro de que podemos superá-la dia a dia. O apóstolo Paulo nos ensina: “Em vez de se preocupar, orem! Permitam que as súplicas e os louvores de vocês transformem seus receios em orações, permitindo que Deus os conheça. Antes que vocês percebam, a compreensão da integridade de Deus, que só contribui para o bem, virá e os acalmará. É maravilhoso o que acontece quando Cristo retira a preocupação do centro da vida humana". Será que alguém vivendo na agitação do século XXI consegue experimentar esse tipo de paz na alma?

  • Pandemia  Pandemônio - Uma convocação a fé madura! O mal não tem a última palavra

    Pandemia & Pandemônio - Uma convocação a fé madura! O mal não tem a última palavra

    21/06/2020 Duración: 52min

    Em suas variadas formas o mal está muito presente em nosso cotidiano e não dá pra negar: o mal pode nos vencer facilmente! Ainda assim a Bíblia nos assegura que o mal não pode nos ferir de maneira irreparável. O mal não tem a última palavra. Como isso é possível? É sobre isso que o pastor Edson trata nesta mensagem

  • Pandemia  Pandemônio - Uma convocação a fé madura! Há uma resposta cristã?

    Pandemia & Pandemônio - Uma convocação a fé madura! Há uma resposta cristã?

    14/06/2020 Duración: 47min

    Há uma resposta cristã para esta crise pela qual estamos passando? Segundo o pastor Edson, esta é uma das perguntas que ele mais tenho ouvido ultimamente. Você também tem se feito esta pergunta? Esta mensagem vai te ajudar a responder esta pergunta. Você vai descobrir que a resposta está mais perto de você do que você imagina.

  • Pandemia  Pandemônio - Uma convocação a fé madura! Transforma o meu pranto em dança

    Pandemia & Pandemônio - Uma convocação a fé madura! Transforma o meu pranto em dança

    07/06/2020 Duración: 34min

    Pranto e dança. Que relação há entre essas duas palavras? As duas falam de momentos que nos reunimos. Mais do que isso, pranto e dança referem-se a momentos em que nos reunimos, mas não somos capazes de expressar em palavras o que estamos sentimos. O pranto é um jeito de expressar a dor para a qual não temos palavras. Dança é um jeito de expressar a alegria para a qual não temos palavras. A pandemia, e o pandemônio que dela decorre, nos imergiu como humanidade num momento de muito pranto e nada de dança. Esse cenário nos convida ao desenvolvimento e exercício de uma fé que se traduza na confiança de que Deus vai transformar o nosso pranto em dança. Como podemos desenvolver esse tipo de fé?

  • Check-up da Família 2020 - Crise da Família na Crise - Ouça muito e fale pouco

    Check-up da Família 2020 - Crise da Família na Crise - Ouça muito e fale pouco

    31/05/2020 Duración: 32min

    Quando estamos passando por uma crise como esta que estamos enfrentando, é muito comum que os nervos fiquem à flor da pele e tenhamos discussões acaloradas no ambiente familiar. E é exatamente nesse contexto que o conselho de Tiago se encaixa como uma luva: ouça muito e fale pouco! Como podemos praticar esse princípio?

  • Check-up da família 2020 - Crise da Família na Crise - Tendências naturais em tempo de crise

    Check-up da família 2020 - Crise da Família na Crise - Tendências naturais em tempo de crise

    24/05/2020 Duración: 44min

    Mesmo as pessoas consideradas saudáveis psíquica e emocionalmente, manifestam essas duas tendências em tempo de crise: a tendência de reagir negativamente aos acontecimentos de suas vidas e a tendência de considerar a vida numa perspectiva meramente horizontal. Embora sejam tendências naturais, será que somos escravos dessas tendências? Seria possível responder a crise sem ser influenciado ou dominado por essas tendências? A Bíblia afirma que sim. Como isso é possível? Ouça esta mensagem e descubra!

  • Check-up da família 2020 - Crise da Família na Crise - Procura-se homens cavalheiros

    Check-up da família 2020 - Crise da Família na Crise - Procura-se homens cavalheiros

    17/05/2020 Duración: 53min

    Jesus dignificou a mulheres. Na história e no ensino de Jesus as mulheres alcançam um status que elas nunca tiveram. O pensamento e o ensino de Jesus no que se refere às mulheres é algo absolutamente revolucionário. Os homens cristãos eram convidados a fazer parte de uma espécie de Clube dos Homens Cavalheiros. Os homens cristãos do primeiro século eram os únicos no planeta a tratar as mulheres como eles as tratavam. Como eles as tratavam?

  • Check-up da Família 2020 - Crise da Família na Crise - Os pilares do casamento que resiste crise

    Check-up da Família 2020 - Crise da Família na Crise - Os pilares do casamento que resiste crise

    10/05/2020 Duración: 37min

    Você já reparou que o radical da palavra casamento é casa? A palavra casa nos remete à ideia de aconchego, descanso, liberdade e, durante esta pandemia, casa é sinônimo de refúgio. Mas, também, a palavra casa nos remete a ideia de construção. Toda casa bonita que vemos teve que ser construída, houve muito trabalho e muito investimento para que ela existisse. Casa não nasce, casa tem que ser construída. E existem casas bem construídas e casas mal construídas. Assim como a casa, o casamento precisa ser sonhado, planejado e construído com muito esforço e investimento. Quais são os pilares de um casamento de um casamento bem construído, de um casamento que resiste à crise e amadurece? Se você está se fazendo esta pergunta, esta mensagem é pra você.

  • Check-up da Família 2020 - Crise da Família na Crise - A crise pode gerar colapso

    Check-up da Família 2020 - Crise da Família na Crise - A crise pode gerar colapso

    03/05/2020 Duración: 57min

    Check-up da Família 2020 - Crise da Família na Crise - A crise pode gerar colapso by IP Leme

  • O lugar do encontro com Deus

    O lugar do encontro com Deus

    26/04/2020 Duración: 44min

    Você já parou para pensar no significado da palavra encontro (em + com + outro). Encontro significa estar em algum lugar com o outro. Nesse tempo de pandemia nós estamos privados de ir aos lugares de encontro com os outros, inclusive ao lugar do encontro com o Grande Outro que é Deus. Não podemos ir ao templo. Mas será que o templo é o principal lugar de encontro com Deus? Qual é o primeiro e principal lugar de encontro com Deus? O que encontramos quando acessamos esse lugar? Essa mensagem vai te ajudar a responder a estas perguntas.

  • O sofrimento pode nos tornar pessoas melhores ou piores

    O sofrimento pode nos tornar pessoas melhores ou piores

    19/04/2020 Duración: 41min

    É comum pensar no sofrimento como algo absolutamente ruim que sempre revela o pior de nós, todavia, o sofrimento pode, se permitirmos, nos fazer melhores, em vez de piores. Quase sempre o sofrimento nos faz piores, no entanto, Davi se tornou melhor e maior no sofrimento. Como isso foi possível? Quais foram as coisas que Davi aprendeu no sofrimento?

  • Páscoa, o amor que vence a morte!

    Páscoa, o amor que vence a morte!

    12/04/2020 Duración: 46min

    A páscoa é a principal celebração do calendário cristão. Nessa ocasião, nós celebramos o triunfo do perdão sobre o pecado; do justiça sobre a injustiça; do bem sobre o mal; da vida sobre a morte. Na páscoa nós devemos nos assentar à mesa para celebrar o amor que vence até a morte porque não desiste de amar.

  • A fé que triunfa na crise

    A fé que triunfa na crise

    05/04/2020 Duración: 55min

    A fé que triunfa na crise não é uma fé que nega as circunstâncias e finge que tudo está bem. A fé que triunfa na crise vê as circunstâncias e entra nas circunstâncias confiada no caráter do circunstante. A fé que triunfa na crise não é a fé dos anjos. A fé que triunfa na crise e a fé de homens e mulheres que decidiram a crise confiando no caráter de Deus. Portanto a fé que triunfa na crise não é triunfalista. A fé que triunfa na crise é realista. A fé que triunfa na crise é realista por três razões: ela inclui a contradição, a dúvida e o sofrimento.

página 1 de 17

Informações: