"no Início Tive Uma Sensação De Medo": O Exercício Da Docência Em Um Ambiente Socioeducativo – Trajetórias De Vida-formação-docência

Prueba ahora Firma sin compromiso. Cancele cuando quiera.

Sinopsis

A temática atuação docente em um ambiente de reclusão não é uma tarefa simples, pois, além de envolver a realidade escolar, envolve também um ambiente de segurança e todas as suas particularidades. Objetiva-se analisar por meio das histórias de vida-formação-docência os sentidos das experiências atribuídas por professoras que atuam em um ambiente socioeducativo de internação provisória com adolescentes/jovens que se encontram acautelados.
Este livro se torna uma espécie de porta-voz das narrativas das professoras que atuam em um ambiente socioeducativo, as quais, ao tomarem o poder da palavra, tornam-se participantes, autoras e protagonistas de suas próprias histórias. As narrativas dessas professoras serão a haste de sustentação deste livro, pois revelam suas maneiras de ser e estar nessa profissão, de se relacionar consigo mesmas, com o outro e com o mundo em que as cercam. A escrita deste livro será por meio da analogia entre os "bordados de um tapete" e os processos vividos na Pesquisa (auto)biográfica, visando potencializar a compreensão de que os sentidos narrados dependem dos processos de significação de cada um.
Os resultados evidenciam que a profissão docente, nesse espaço de reclusão, assume o desafio de fazer com que o adolescente/jovem acautelado, consiga perceber que sua aprendizagem está, para além da arquitetura rígida, fria e contraditória imposta pelo aprisionamento, imbricada a uma formação mais sólida e crítica, visando uma educação libertadora.