Sinopsis
A riqueza de uma língua é a sua capacidade de expressão, a variedade das formas e estruturas que permitem múltiplas maneiras de registrar e transmitir ideias, informações, conhecimentos. É na polissemia, a multiplicidade de significados de uma palavra, e na sinonímia, a multiplicidade de palavras para um significado, que se baseia essa riqueza.
Antenor Nascentes estudou profundamente as relações entre palavras sinônimas da língua portuguesa, detectando para cada grupo de sinônimos nuanças e variações sutis de uso e de significados. A partir desse estudo, criou este Dicionário de sinônimos, agora em sua 5ª edição, que se distingue dos demais exatamente por ressaltar essas diferenças, oferecendo ao consulente o desenvolvimento da precisão vocabular.
Para facilitar ainda mais a consulta e tornar ainda mais clara essa estrutura, ele montou seu dicionário em verbetes que correspondem a grupos de sinônimos, elucidando no texto as variações de seu uso e de seus significados. Um índice detalhado permite localizar cada sinônimo em seu grupo.